O Curso Profissional de Técnico/a Auxiliar de Saúde tem como principal objetivo formar profissionais qualificados para prestar cuidados de apoio e assistência a utentes em contextos de saúde. O curso proporciona conhecimentos sobre anatomia e fisiologia, técnicas de suporte básico de vida, assistência a doentes, higiene e segurança no trabalho, gestão de resíduos hospitalares e promoção da saúde e bem-estar. A formação prepara os alunos para trabalhar em colaboração com equipas multidisciplinares em unidades de saúde, sempre respeitando as normas éticas e deontológicas da profissão.
ESTE CURSO É O MAIS INDICADO PARA TI, SE:
✔ Se tens interesse pela área da saúde e bem-estar;
✔ Se gostas de ajudar pessoas e tens empatia pelo próximo;
✔ Se tens interesse em primeiros socorros e suporte básico de vida;
✔ Se gostas de trabalhar em equipa e em ambiente hospitalar;
✔ Se te interessa a promoção da saúde e prevenção de doenças;
✔ Se tens interesse em trabalhar com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais.
FORMAÇÃO NÍVEL IV
Os cursos profissionais constituem um dos percursos de ensino secundário (10º, 11º e 12.º anos), que permitem uma dupla certificação, com uma forte aproximação ao mercado de trabalho, uma vez que têm uma componente teórica e uma componente prática.
DUPLA-CERTIFICAÇÃO
Após Após a conclusão de um Curso Profissional, os/as alunos/as obtêm a certificação de ensino secundário (tal como nos cursos Científico-Humanísticos).
Estes cursos também permitem a obtenção de certificação profissional, conferindo o nível IV de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS
Tal como nos cursos científico-humanísticos, os alunos do ensino profissional também se podem candidatar ao ensino superior, através da realização de provas e exames finais nacionais e / ou na modalidade de concurso regional (neste caso, os critérios são definidos pelas universidades e politécnicos, baseados nas aptidões dos alunos).
Plano curricular (brevemente)
Podes trabalhar em:
✔ Hospitais públicos e privados;
✔ Centros de saúde e clínicas médicas;
✔ Lares de idosos e instituições de cuidados continuados;
✔ Centros de reabilitação e fisioterapia;
✔ Unidades de cuidados paliativos e apoio domiciliário;
✔ Cruz Vermelha, Bombeiros e serviços de emergência médica.