O Curso Profissional de Técnico/a de Serviços Jurídicos tem como principal objetivo preparar jovens profissionais com competências técnicas para apoiar atividades administrativas e jurídicas em diversos contextos institucionais. A formação abrange áreas como Direito, Procedimentos Administrativos, Gestão de Documentação Legal, Criação e Análise de Contratos e Atendimento ao Público, permitindo aos alunos desempenhar funções essenciais no apoio a advogados, tribunais, cartórios, empresas e instituições públicas e privadas.
ESTE CURSO É O MAIS INDICADO PARA TI, SE:
✔ Tens interesse em Direito e Justiça;
✔ Gostas de analisar leis, regulamentos e documentos legais;
✔ Tens atenção aos detalhes e gostas de organizar documentação;
✔ Gostas de argumentar, interpretar e redigir textos formais;
✔ Tens interesse em acompanhar processos administrativos e judiciais;
✔ Gostas de trabalhar em equipas jurídicas ou administrativas.
FORMAÇÃO NÍVEL IV
Os cursos profissionais constituem um dos percursos de ensino secundário (10º, 11º e 12.º anos), que permitem uma dupla certificação, com uma forte aproximação ao mercado de trabalho, uma vez que têm uma componente teórica e uma componente prática.
DUPLA-CERTIFICAÇÃO
Após Após a conclusão de um Curso Profissional, os/as alunos/as obtêm a certificação de ensino secundário (tal como nos cursos Científico-Humanísticos).
Estes cursos também permitem a obtenção de certificação profissional, conferindo o nível IV de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS
Tal como nos cursos científico-humanísticos, os alunos do ensino profissional também se podem candidatar ao ensino superior, através da realização de provas e exames finais nacionais e / ou na modalidade de concurso regional (neste caso, os critérios são definidos pelas universidades e politécnicos, baseados nas aptidões dos alunos).
Plano curricular (brevemente)
Podes trabalhar em:
✔ Escritórios de advogados e sociedades de advogados;
✔ Tribunais e departamentos administrativos judiciais;
✔ Notários e conservatórias;
✔ Empresas de consultoria e departamentos jurídicos empresariais;
✔ Instituições públicas e privadas com setores jurídicos e administrativos;
✔ Seguradoras e bancos na área de cumprimento regulatório e contratos.